terça-feira, 21 de maio de 2013

DIREITOS HUMANOS: O que é ser cidadão?


CIDADANIA

O que é ser cidadão?

ILUSTRAÇÃO: Michel Branches Aluno da Escola de Desenho Jack’s Cartoon

É estar inserido na sociedade de forma atuante, ocupando os espaços públicos, intervindo em seu meio, exercendo seus deveres e buscando ter garantidos seus direitos, como, por exemplo: liberdade de expressão, direito a votar e ser votado; direito à educação, à saúde, à moradia, ao lazer, ao meio ambiente saudável, à informação e à igualdade, sem discriminações de sexo ou de orientação sexual, de religião ou étnica. Ser cidadão é assumir a co-responsabilidade pelo bom andamento da vida em sociedade. Quem não tem seus direitos garantidos corre o risco de se tornar mais um número nas estatísticas de exclusão social do país.


O que é protagonismo juvenil?

ILUSTRAÇÃO: Michel Branches Aluno da Escola de Desenho Jack’s Cartoon

O protagonismo juvenil é caracterizado pela intervenção ativa do jovem de forma a modificar as condições sociais, ou o contexto onde vive, sendo sempre ele o ator principal (protagonista) dessa ação. O jovem que atua buscando a resolução de problemas sociais é um protagonista. Não importa o tamanho da ação e sim que ele tenha o papel principal na ação e na busca de soluções para os problemas da sociedade  ou do lugar onde vive.


 O que fazer para melhorar um pouco as coisas na minha cidade, no meu país?

ILUSTRAÇÃO: Michel Branches Aluno da Escola de Desenho Jack’s Cartoon

Existem diversas formas de participar da vida de seu bairro, da sua cidade, de seu país. Desde as ações mais simples como: respeitar e cuidar do bem comum, respeitar os direitos das pessoas e exigir seus direitos, até votar conscientemente, é necessário conhecer os candidatos, suas propostas, sua vida, seu histórico político e também o que propõem. Depois do candidato eleito, é necessário acompanhar sua atuação e coerência de suas atitudes com suas propostas no momento da campanha. Você pode também organizar ou fazer parte de grêmios estudantis, grupos de pessoas ou organizações que atuem a favor de uma causa que lhe interesse ou que seja importante para sua comunidade. Muitos se organizam para resolver problemas ambientais como o lixo, ou para melhorar as condições de um bairro, desenvolver atividades culturais, artísticas ou artesanais que atraiam pessoas que estão vulneráveis aos diversos problemas sociais. É  para isso que servem as associações de moradores, por exemplo. Você pode ainda colaborar com campanhas de mobilização social a favor da doação de órgãos, a favor da proteção de animais em extinção entre outras causas importantes para o nosso futuro. Você também tem o direito de participar, integrar ou recorrer a entidade como os conselhos tutelares; de saúde; de assistência social; da mulher, entre outros, além de participar de associações de bairro. É a cidadania em ação!

O que são os Conselhos?

ILUSTRAÇÃO: Michel Branches Aluno da Escola de Desenho Jack’s Cartoon


Os conselhos são formados por representantes do governo e da sociedade civil. São espaços nos quais se discutem, se negociam, fiscalizam-se e se decidem as políticas públicas e as ações dos mais diversos interesses públicos. Podem ser municipais, estaduais ou federais. Existe um conselho que interessa muito ao adolescente: é o Conselho da Criança e do Adolescente. Procure descobrir em sua cidade e no seu bairro como funcionam os Conselhos e como participar deles. Peça informações na prefeitura, nas escolas e associações de bairro.

ILUSTRAÇÃO: Alephi Moreira Aluno da Escola de Desenho Jack’s Cartoon


O que são os conselhos da Criança e do Adolescente?

ILUSTRAÇÃO: Michel Branches Aluno da Escola de Desenho Jack’s Cartoon

São órgãos compostos metade por representantes do poder público e metade por representantes do poder público e metade por representantes da sociedade civil. São de nível municipal, estadual ou nacional. Têm como objetivo garantir os direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), através do controle das políticas de atendimento às crianças e jovens. Trabalham junto com os Conselhos Tutelares, que tem o papel de atender individualmente crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, por qualquer razão.

Quando eu for votar, como posso saber quem é o melhor candidato?

ILUSTRAÇÃO: Joctã Gomes Aluno da Escola de Desenho Jack’s Cartoon

Você pode votar a partir dos 16 anos de idade, tirando o seu titulo de eleitor no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ou no Cartório Eleitoral.
Escolha bem seu candidato e acompanhe o que ele fez e faz para a melhoria de sua cidade (para prefeito e vereadores), estado (governador e deputados estaduais) ou país (senadores e deputados federais, além de presidente da Republica, claro!). Veja se o que é e propõe esta de acordo com o que você acredita. Observe a coerência entre o discurso dele e suas atuações, o partido a que pertence e as alianças que faz.
O programa de governo é outro fator de extrema importância.Avalie se ele esta de acordo com o que você acha necessário para a melhoria de sua comunidade, cidade ou país.                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário